Japão já tem novo ministro das Finanças - TVI

Japão já tem novo ministro das Finanças

Ministro japonês das Finanças, Soichi Nakagawa

Soichi Nakagawa demitiu-se depois de escândalo ligado a embriaguez

Relacionados
O actual ministro da Política Económica e Orçamental, Kaoru Yosano, vai assumir a pasta das Finanças no Japão, anunciou esta terça-feira o primeiro-ministro japonês, Taro Aso.

Esta decisão surge depois Soichi Nakagawa, até aqui ministro das Finanças, ter apresentado esta manhã a sua demissão, um dia depois de ter sido acusado ter estar embriagado durante a reunião do G7, que decorreu no último sábado, em Roma.

Mais detalhes aqui

«Queria pedir ao ministro Yosano para assumir estas funções», disse Aso aos jornalistas depois de ter aceite a carta de demissão «com efeitos imediatos» de Nakagawa, escreve a Lusa.

Yosano, de 70 anos, é partidário ferrenho das políticas de austeridade. Em Setembro último, Yosano foi rival de Aso na corrida para o cargo de primeiro-ministro e para a liderança do partido no poder.

Recorde-se que Nakagawa já tinha anunciado esta terça-feira de manhã que se iria demitir, mas tinha indicado que esta só teria efeitos daqui a algumas semanas depois da aprovação do orçamento de Estado para o ano de 2009/2010.



«Pensei que valeria mais para o país que me demitisse. O primeiro-ministro não tentou dissuadir-me», declarou Nakagawa.

Apesar de Soichi Nakagawa ter negado ontem estar bêbado e ter chegado até a culpar a sua alteração de comportamento aos medicamentos que tomou para tratar uma suposta constipação, a pressão foi muita e soou como «um golpe» para o primeiro-ministro, Taro Aso, que nos últimos tempos tem visto a sua taxa de popularidade muito baixa.

Além disso, os números da economia japonesa relativos a 2008 também não ajudaram. O país obteve o pior desempenho em 35 anos, com o PIB a recuar 3,3% no último trimestre de 2008.

Veja aqui o vídeo da conferência de imprensa polémica

Continue a ler esta notícia

Relacionados