Luxemburgo sem aulas de português - TVI

Luxemburgo sem aulas de português

  • Portugal Diário
  • 1 fev 2007, 12:26

Deputado do PSD denuncia que cursos estão sem professores desde Setembro

O deputado do PSD Carlos Gonçalves quer saber porque é que há escolas no Luxemburgo onde ainda não começaram as aulas de português, situação que considera pôr em causa o futuro do ensino da língua portuguesa naquele país, noticia a agência Lusa.

Num requerimento, o deputado da Emigração eleito pelo círculo da Europa afirma que «os cursos de Mersch e Beggen (Luxemburgo) estão sem professores desde Setembro passado, prejudicando cerca de uma centena de alunos».

«Esta situação está a deixar os pais de alunos numa situação desesperada e a pôr em causa o ensino da língua portuguesa no Luxemburgo», sublinha.

Por isso, pergunta ao Governo «quais as razões que impediram a abertura de cursos de português no período normal» e «para quando se prevê a abertura dos cursos» naquelas localidades.

Carlos Gonçalves quer ainda saber «como vai o Ministério da Educação compensar os alunos dos cursos acima referidos da ausência de aulas».

No requerimento, o deputado lembra que esta situação não é exclusiva do Luxemburgo, havendo países onde as aulas de português ainda não começaram como a Alemanha e a Suíça.

Refere ainda que questionou o Executivo sobre esta matéria em Novembro passado, mas «o Governo não se dignou a responder».

«Parece-me ser difícil para um encarregado de educação compreender que um Governo que tanto falou no sucesso do início do ano escolar se esqueça por completo destas comunidades deixando crianças sem aulas e tendo apenas como desculpa, o que indicia incapacidade e alguma incompetência, a existência de problemas administrativos», acrescenta o deputado.
Continue a ler esta notícia