Nogueira Leite: portugueses devem aprender a correr riscos - TVI

Nogueira Leite: portugueses devem aprender a correr riscos

Dinheiro

Licenciatura não garante empregos

Relacionados
O economista Nogueira Leite defendeu que os portugueses têm de aprender, desde muito pequeninos, a correr riscos, durante uma tertúlia no Casino da Figueira da Foz, subordinada ao tema da crise.

«É fundamental que as pessoas aprendam desde muito pequeninas a correr riscos, temos de dar às pessoas uma noção de responsabilidade», disse Nogueira Leite, recusando o discurso de que quem possui uma licenciatura tem emprego garantido, escreve a Lusa.

«Não podemos dizer às pessoas que uma vez obtida uma licenciatura, está garantido porque tem direito a um emprego. Isso não existe», frisou o ex-secretário de Estado do tesouro do governo de António Guterres.

Falando durante a tertúlia Reacontece, moderada pelo jornalista Carlos Pinto Coelho, Nogueira Leite abordou as questões das avaliações de desempenho, criticando a recusa dos professores em ser avaliados.

«Porque é que vou ser avaliado, eu que me licenciei com média de 17. Eu tenho direito a um emprego e uma carreira», disse o economista, caricaturando o discurso de professores e concluindo, de seguida: «Isto é caminhar para trás, não há país que se desenvolva com esta mentalidade».

Presente na tertúlia, o sindicalista Carvalho da Silva concordou com a existência de avaliações mas criticou a metodologia utilizada.

«Tem de haver avaliações, só que se induziu na sociedade a ideia, que acho errada, que nos dividimos entre capazes e incapazes, competentes e incompetentes, diligentes e perdulários e isto não é assim», frisou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados