EDP recebe 8,2 milhões de dividendos da eléctrica de Macau - TVI

EDP recebe 8,2 milhões de dividendos da eléctrica de Macau

EDP

CEM encerrou 2007 com lucros de 34,6 milhões

Relacionados
A EDP vai receber dividendos de 102,6 milhões de patacas (cerca de 8,2 milhões de euros) pela sua participação de cerca de 21% na Companhia de Electricidade de Macau (CEM), escreve a «Lusa».

A CEM encerrou o ano de 2007 com lucros de 433,1 milhões de patacas (cerca de 34,6 milhões de euros), em contas cuja aprovação foi efectuada esta quinta-feira.

Parte dos lucros já foram distribuídos anteriormente, pelo que o valor de referência terá de ser sempre em patacas, devido às variações cambiais entre a moeda de Macau e o euro.

O adiamento da aprovação das contas da eléctrica de Macau deveu-se a dúvidas dos accionistas sobre contas apresentadas que foram sanadas com explicações dadas pela Comissão Executiva.

Em declarações à «Lusa» no final da segunda parte da Assembleia Geral destinada apenas à aprovação das contas da empresa relativas a 2007, Frank Willemyns explicou que os lucros da CEM estão enquadrados nas regras do contrato de concessão da companhia, alteradas em 2007 com a diminuição de 14 para 12% de retorno.

O mesmo responsável afirmou que a diminuição do retorno da empresa permitiu ao longo de 2007 baixar o preço da energia de 1,316 patacas por KWh para 1,174 patacas por KWh num período em que o preço do combustível aumentou cerca de 72%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados