Astrónomos descobriram «um planeta estranho» - TVI

Astrónomos descobriram «um planeta estranho»

  • Portugal Diário
  • 3 mai 2007, 09:24
Concepção artística do sistema planetário Gliese 581

Astro extra-solar é oito vezes maior do que Júpiter

Astrónomos norte-americanos anunciaram esta quinta-feira a descoberta do maior planeta extra-solar até agora encontrado, situado a 440 anos-luz da Terra, refere a Lusa.

Com oito vezes a massa do maior planeta do Sistema Solar, Júpiter, este «exoplaneta» tem também uma enorme força de gravidade, indica um comunicado do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian.

Segundo os astrónomos, uma pessoa com 70 quilos na Terra pesaria cerca de uma tonelada nesse planeta, baptizado como HAT-P-2b.

Além disso, tem um movimento de translação de apenas 5,63 dias e move-se numa órbita elíptica que o coloca a distâncias de entre 5 e 15,3 milhões de quilómetros do seu Sol.

O planeta gira em torno de uma estrela de tipo F, que são quase duas vezes maiores e mais candentes do que o nosso Sol, situada na constelação de Hércules.

Quando se observa da Terra, passa em frente da sua estrela cada cinco dias e 15 horas, causando o que os astrónomos chamam «mini-eclipses».

Foi este movimento que lhes ofereceu uma «oportunidade única» de medir o seu tamanho, refere o comunicado.

«Este planeta era tão estranho que no princípio nos pareceu um falso alarme, porque não parecia ser um planeta», afirmou Gaspar Bakos, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian.

«Eliminámos todas as possibilidades e acabámos por concluir que estávamos na presença de um planeta estranho», concluiu.
Continue a ler esta notícia