Lucros do espanhol La Caixa caem 9,3% para 567 milhões - TVI

Lucros do espanhol La Caixa caem 9,3% para 567 milhões

dinheiro

Crédito malparado disparou mais de 400h%

Relacionados
Os lucros do grupo espanhol La Caixa atingiram 567 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, menos 9,3 por cento que no período homólogo em 2008, período que a instituição diz ter sido marcado por «intensa actividade comercial».

Segundo os dados revelados pela caixa de aforro, com sede em Barcelona, e citado pela agência Lusa, o crédito malparado disparou mais de 400%, atingindo os 3,4% nos primeiros três meses do ano.

Dificuldades do Merril Lynch foram ocultadas por Fed

Ainda assim o La Caixa recorda que este valor, de 3,4%, continua abaixo da média das caixas de aforro espanholas, onde o crédito malparado ascende a 4,66%.

Apesar da queda nos lucros, o La Caixa recorda que o resultado «consolida» a capacidade financeira do grupo, com «melhorias de solvência e elevada liquidez».

Nos primeiros três meses do ano a margem de exploração aumentou 12,2% para 1.002 milhões de euros, devido ao crescimento de 7,5% nas receitas e à contenção de custos, que aumentaram 2,5%.

Os créditos a clientes aumentaram 6,7%, com mais 1,3 milhões de operações, tendo os recursos dos clientes aumentado 2,2%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados