Schwarzenegger declara emergência financeira na Califórnia - TVI

Schwarzenegger declara emergência financeira na Califórnia

All Star Game: Arnold Schwarzenegger

Faltam 19 mil milhões de dólares nos cofres do Estado

Arnold Schwarzenegger proclamou esta quarta-feira o estado de emergência financeira na Califórnia, e emitiu uma ordem que obriga milhares de funcionários estatais a tirarem 3 dias de licença por mês, sem vencimento, para poupar nos cofres do Estado, nos quais faltam 19 mil milhões de dólares, noticia a Reuters.

Uma ordem que se seguiu a uma outra, que determinava que os trabalhadores fossem pagos apenas com o salário mínimo, até que o orçamento fosse aprovado.

Schwarzenegger e o fiscal do Estado, John Chiang, disputam neste momento uma batalha legal, sobre a medida do salário mínimo, que ainda não entrou em funcionamento e que Chiang considera que é inconstitucional.

As licenças, que não são pagas, entram em vigor em Agosto, com os funcionários a tirarem dias até que o orçamento seja aprovado.

O orçamento da Califórnia está atrasado várias semanas e é previsível que não seja aprovado tão cedo: há ainda caminho a percorrer nas negociações entre o governador do Estado e os líderes democratas, um atraso que pode ameaçar a já baixa nota das finanças da Califórnia, próxima da classificação «lixo».
Continue a ler esta notícia