Google Sky: porta aberta para o Universo - TVI

Google Sky: porta aberta para o Universo

  • Portugal Diário
  • 22 ago 2007, 21:45
Google [arquivo] - Foto Lusa

Programa permite ver imagens de milhões de estrelas a partir do computador

O Google Earth permite vasculhar quase todos os recantos da terra, através de imagens de satélite. Mas agora, com a incorporação de uma nova ferramenta - o Google Sky -, os internautas vão poder «olhar para cima» e navegar por milhões de estrelas, constelações e galáxias, maior parte delas escondidas pela poluição ou demasiado longíquas para serem vistas a olho nu.

«O excesso de luz e a poluição do ar em alguns lugares é tão grave que, ao olhar para o alto, só é possível ver algumas estrelas. Se isso [o Google Sky] ajudar as pessoas a perceber o que estão a perder, será uma coisa fantástica», afirmou o astrónomo britânico John Mason, citado pela BBC online.

Ed Parsons, especialista da empresa em tecnologia geoespacial, disse à mesma publicação que a «ideia é virar o Google Earth de cabeça para baixo». «Ou seja, em vez de usar as imagens da Terra, o programa pode ser usado para ver o céu», sublinhou.

O passeio pelo cosmos pode ser feito virtualmente de qualquer ponto da Terra. E a navegação é semelhante à que muitos internautas já puderam experimentar através do Google Earth.

Este é um projecto que conta com as imagens disponibilizadas por seis instituições especializadas em astronomia, entre elas o Consórcio de Pesquisa Digital do Céu (DSSC, na sigla em inglês); o Observatório Palomar, na Califórnia; e o Centro de Tecnologia Astronmica do Reino Unido.

Veja aqui
Continue a ler esta notícia