Esperança no tratamento do cancro do pulmão - TVI

Esperança no tratamento do cancro do pulmão

  • Portugal Diário
  • 16 mar 2007, 08:43

Estudo mostra que medicamentos contra a tensão arterial têm efeitos redutores nos tumores cancarígenos

Os tratamentos contra a hipertensão arterial mostraram ser prometedores no tratamento do cancro do pulmão em animais de laboratório, segundo um estudo publicado esta quinta-feira na última edição do jornal Cancer Research e que a Lusa divulga.

Estes medicamentos, que acrescem o teor da hormona angiotensina no sangue, reduziram em 30 por cento os tumores cancerígenos dos pulmões em ratos, precisa Patricia Gallagher da escola de medicina da Universidade Wake Forest, na Carolina do Norte, e principal autora desta pesquisa.

Os cientistas sublinham também que o crescimento do tumor no pulmão dos ratos que não tinham sido sujeitos a estes medicamentos mais do que duplicou num período idêntico.

«Este estudo é a primeira demonstração em animais de laboratório dos efeitos desta hormona para reduzir os tumores cancerígenos», revela Ann Tallant, co-autora dos trabalhos. Tallant fez também parte de outro estudo sobre células cancerígenas em laboratório que obteve resultados similares. «Os resultados destes dois estudos deixam pensar que há um novo tratamento possível para o cancro do pulmão que mata cerca de 170 mil americanos por ano», sublinha a médica.

A ideia de estudar o potencial efeito anti-cancerígeno da angiotensina nasceu da observação de uma incidência claramente inferior de cancro do pulmão em pessoas que sofrem de hipertensão arterial e tratadas com medicamentos que aumentam esta hormona no sangue.
Continue a ler esta notícia