Obama anuncia reforma profunda da regulação financeira - TVI

Obama anuncia reforma profunda da regulação financeira

Barack Obama com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

Agência vai defender direitos dos consumidores de produtos financeiros

Relacionados
O presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou esta quarta-feira uma reforma profunda da regulação e supervisão do sistema financeiro nos EUA.

Assim, os reguladores terão como função controlar não só a segurança das instituições mas também a estabilidade do sistema financeiro como um todo. A Reserva Federal dos EUA (Fed) vai, para cumprir as novas funções, ter também mais poderes, que lhe permitam regular, além das instituições financeiras, também as empresas que possam representar um risco para a economia.

Adicionalmente, será criada uma agência de defesa de consumidores de produtos financeiros, que terá como função assegurar que a informação prestada ao consumidor é correcta e transparente e travar práticas menos correctas por parte da banca, «desencorajando o abuso».

«Não escolhemos a forma como esta crise começou mas temos a possibilidade de escolher o seu legado», afirmou Barack Obama.

«É indiscutível que um dos principais responsáveis pela actual situação económica foi a falta de estruturas de regulação adequadas para prevenir abusos e excessos. Uma cultura de irresponsabilidade ganhou raízes de Wall Street a Washington até à Main Street», disse ainda.
Continue a ler esta notícia

Relacionados