General Motors pondera pedir mais dinheiro ou declarar falência - TVI

General Motors pondera pedir mais dinheiro ou declarar falência

Opel Astra 1.7 CDTI ecoFLEX

Empresa pode precisar de mais 5 mil milhões

Relacionados
A norte-americana General Motors (GM), responsável, entre outras marcas, pela Opel, está a ponderar pedir mais dinheiro ao Governo dos EUA ou terá de declarar insolvência.

Tudo porque o prazo fixado pelo Governo para que a empresa apresente um plano de reestruturação está a chegar ao fim, publica o «The Wall Street Journal», que cita fontes próximas da empresa.

Recorde-se que, no final do ano passado, o Governo emprestou à GM 13.400 milhões de dólares e à Chrysler mais 5.000 milhões. O dinheiro era destinado a impedir que as duas gigantes do sector automóvel tivessem de declarar falência, mas na altura, foi dado às duas empre4sas um prazo, até 16 de Fevereiro, para que apresentassem planos para a sua viabilidade económica.

As opções que realçam a rápida deterioração das operações da GM representam um dilema para o Congresso e para o Governo do presidente Barack Obama, refere o «The Wall Street Journal», acrescentando que, se estes recusam uma ajuda adicional para a GM correm o risco de que um ícone da indústria norte-americana vá à falência.

O diário salientou ainda que a GM pedirá mais fundos no seu plano de reestruturação. Alguns funcionários do Departamento do Tesouro acreditam que a GM precisa pelo menos de mais 5.000 milhões de dólares para continuar as suas operações para lá do primeiro trimestre.
Continue a ler esta notícia

Relacionados