Nomes de Hollywood e da Internet financiam posse de Obama - TVI

Nomes de Hollywood e da Internet financiam posse de Obama

Obama anuncia equipas de relações externas e defesa

Spielberg e Halle Berry contribuem com 50 mil dólares cada

Estrelas de Hollywood, como Halle Berry ou Steven Spielberg, e líderes da nova economia como os dirigentes do Google e da Microsoft fazem parte dos generosos doadores que participam no financiamento da cerimónia de investidura de Barack Obama.

Segundo a agência «Lusa», o presidente eleito norte-americano, que mantém a sua promessa de transparência e luta contra o tráfico de influências, pediu que os nomes dos doadores para a cerimónia de investidura de 20 de Janeiro fossem publicados na Internet, contrariando os seus antecessores que mantiveram a lista secreta.

A lista, disponível no site do Comité de investidura do futuro presidente, no endereço pic2009.org/donors, integra o realizador Steven Speilberg e a sua esposa Kate, que contribuem com 50 mil dólares cada um, o máximo autorizado por pessoa.

Os actores Halle Berry, primeira actriz negra a conquistar um Óscar em Hollywood, e Jamie Foxx, também doaram 50 mil dólares, cada um, tal como aconteceu com a actriz Sharon Stone.

Mas os gigantes das novas tecnologias e Internet também ocupam lugares de destaque entre os maiores doadores.

O PDG do Google, Eric Schmidt, doou 25 mil dólares, da mesma maneira que o co-fundador da empresa Larry Page e da sua vice-presidente Marissa Mayer.

Steve Ballmer, PDG da Microsoft, doou 50 mil dólares, assim como a sua mulher Connie.

A antiga estrela da NBA Earvin «Magic» Johnson fez uma doação de 25 mil dólares e cinco membros da família do financeiro multimilionário George Soros doaram em conjunto um total de 250 mil dólares, 50 mil dólares cada.
Continue a ler esta notícia