Presidente do Irão não vai visitar Ground Zero - TVI

Presidente do Irão não vai visitar Ground Zero

  • Portugal Diário
  • 20 set 2007, 10:33

Decisão foi tomada «por razões de segurança», anunciou a polícia norte-americana

As Autoridades de Nova Iorque recusaram quarta-feira o pedido do presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, para visitar o Ground Zero, a zona dos atentados do 11 de Setembro, durante a sua estada nos Estados Unidos, anunciou a polícia num comunicado, noticia a Lusa.

A decisão foi tomada «por razões de segurança» no final da uma reunião da polícia, dos serviços secretos e das autoridades portuárias, precisa o comunicado.

A zona, onde decorrem trabalhos de reconstrução, está actualmente fechada.

Antes, a polícia admitira estar a analisar o pedido de chefe de Estado iraniano para se deslocar à zona de Manhattan onde se erguiam as Torres Gémeas do World Trade Center.

O presidente iraniano, que deixa domingo o Irão para participar na Assembleia-Geral das Nações Unidas em Nova Iorque, propôs também um debate ao presidente norte-americano, George W. Bush, mas fontes próximas da Casa Branca já afastaram essa eventualidade.

Um candidato republicano à investidura para as presidenciais de 2008, Mitt Romney, disse que os Estados Unidos estiveram mal ao conceder um visto ao presidente iraniano, e defendeu que Ahmadinejad devia ser acusado de genocídio.

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon declarou terça-feira que os Estados membros da ONU eram livres de decidir quem os representava na Assembleia-Geral.

O presidente iraniano vai pronunciar um discurso nas Nações Unidas terça-feira à tarde, algumas horas depois do de Bush.

A visita de Ahmadinejad aos Estados Unidos ocorre em plena crise do nuclear iraniano, numa altura em que os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Rússia) se vão reunir ao nível dos directores políticos em Washington para decidir sobre um terceiro pacote de sanções a Teerão.
Continue a ler esta notícia