G20 querem regulação para todos os actores dos mercados - TVI

G20 querem regulação para todos os actores dos mercados

Nicolas Sarkozy e Angela Merkel

Traçam linha comum sobre a reforma financeira internacional

Relacionados
Os europeus do G20 reunidos este domingo em Berlim chegaram a acordo para uma regulação e uma fiscalização do conjunto dos actores dos mercados, inclusive dos fundos de investimentos especulativos (hedge funds), segundo fontes governamentais alemães.

Os europeus estão todos de acordo sobre o facto de que «nenhum mercado financeiro, nenhum produto financeiro, nenhum actor dos mercados poder agir sem regulação ou fiscalização», indicaram estas fontes, cita a Lusa.

«O pedido de uma regulação directa dos hedge funds também não foi posta em causa por nenhum dos participantes», acrescentaram.

Os fundos especulativos são regularmente acusados de ter, pela sua volatilidade e opacidade, contribuído para a crise financeira internacional. Até agora, os britânicos pareciam reticentes em relação a uma regulação destes fundos.

Nova cimeira a 2 de Abril

A chanceler Angela Merkel convidou este domingo os seus homólogos e os ministros das Finanças europeus do G20 (Reino Unido, Itália, França), assim como a Espanha e a Holanda, para definirem uma linha comum sobre a reforma financeira internacional antes da cimeira do G20 de Londres a 02 de Abril.

«No final, progressos claros e importantes surgiram no acertar de uma posição comum dos participantes europeus na cimeira de Londres», segundo estas fontes governamentais.

«Os ministros das Finanças reunidos para preparar a reunião do G20 não publicarão um texto comum no final do encontro.

Renunciam a fazê-lo sobretudo para deixar aos países da União Europeia ausentes a possibilidade de se juntarem a uma posição comum para a cimeira financeira de Londres», acrescentaram as mesmas fontes.
Continue a ler esta notícia

Relacionados