Espanha abranda crescimento para valor mais baixo em 12 anos - TVI

Espanha abranda crescimento para valor mais baixo em 12 anos

Bandeira Espanha

Economia do país vizinho aumentou 1,8% no 2º trimestre

Relacionados
A economia espanhola cresceu 1,8% no segundo trimestre, em termos homólogos, menos 9 décimas que no trimestre anterior (2,7%) e menos 2,2 pontos que em igual período de 2007 (4%), segundo dados da Contabilidade Nacional Trimestral publicados esta quinta-feira no Instituto Nacional de Estatística (INE) daquele país.

Em termos inter-trimestrais, o Produto Interno Bruto (PIB) registou um crescimento de 0,1%, duas décimas abaixo do crescimento registado no trimestre anterior e 8 décimas abaixo do crescimento de há um ano, quando a economia espanhola cresceu 0,9% entre trimestres.

Consumo Interno penaliza

De acordo com a «Europa Press», estes dados constatam que a economia espanhola manteve no segundo trimestre a senda de desaceleração que iniciou há justamente um ano.

O organismo estatístico atribui a moderação do ritmo de crescimento do PIB à menor contribuição da procura nacional, que se viu parcialmente compensada pelo sector exterior, que este trimestre conseguiu dar uma contribuição positiva ao crescimento agregado.

O crescimento homólogo do PIB registado no segundo trimestre deste ano é o mais baixo desde o primeiro trimestre de 1996, quando o PIB aumentou em 1,7%.

Já no que diz respeito ao crescimento inter-trimestral, o valor obtido entre Abril e Junho deste ano (0,1%) é o mais baixo desde o terceiro trimestre de 1993, quando o PIB experimentou crescer zero, adianta ainda a «Europa Press».
Continue a ler esta notícia

Relacionados