EDP e BES Investimento adquirem mini-hídricas em Portugal - TVI

EDP e BES Investimento adquirem mini-hídricas em Portugal

EDP

Empresa assinou um contrato promessa de compra e venda para adquirir posição da instituição financeira

Relacionados
A EDP e o Banco Espírito Santo de Investimento (BESI) adquiriram à Babcock & Brown Hydro Holdings (B&B) 100% das quotas da Pebble Hydro Consultoria, Investimentos e Serviços, que detém 11 centrais mini-hídricas.

Estas centrais têm uma capacidade de 89,1 mega watts (MW) em operação em regime especial com licença de exploração que terminam entre 2025 e 2040.

Em 2006, a tarifa média destas centrais foi de 84,8/MW por hora, a qual é actualizada à inflação no período de licença de exploração das centrais, explica a empresa em comunicado.

A Pebble Hydro detêm ainda 2 projectos de mini-hídricas em desenvolvimento em Portugal com uma capacidade de 4 MW. Para 2008, assumindo um ano hídrico médio, a EDP estima que a Pebble Hydro atinga um EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) próximo dos 19 milhões de euros.

O preço da aquisição de 100% das quotas é de 38 milhões de euros, sendo que a EDP adquiriu uma participação de 20% e o BESI os restantes 80%.

Em paralelo, a EDP assinou um contrato promessa de compra e venda com o BESI relativo à participação de 80%, sendo que a concretização desta operação está sujeita à não oposição por parte da Autoridade da Concorrência.

O montante de dívida líquida é de 140 milhões de euros, avaliando desta forma o

enterprise value (valor da empresa) em 178 milhões de euros.

«Esta aquisição, que apresenta um elevado nível de sinergias com o actual parque hídrico da EDP em Portugal, vem em linha com a estratégia de crescimento focado da EDP na área de energias renováveis, com o objectivo de reduzir o nível de emissões de CO2 e obter taxas de rentabilidade atractivas a um risco controlado», acrsecenta a empresa.

Nesta transacção, o Banco Espírito Santo de Investimento actuou como assessor financeiro da EDP.
Continue a ler esta notícia

Relacionados