1º leilão de gás em Portugal esgota 300 milhões de m3 - TVI

1º leilão de gás em Portugal esgota 300 milhões de m3

Gás natural: Novos preços ao longo do ano

EDP foi única eléctrica que participou, através de três subsidiárias

Relacionados
[Notícia actualizada às 17h00 com EDP e Galp]

Realizou-se esta terça-feira em Portugal, conforme previsto no Regulamento de Relações Comercias da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), o primeiro leilão de gás natural em Portugal. A EDP foi a única eléctrica que participou, adiantou fonte oficial da Galp à Agência Financeira, sublinhando que a aquisição foi através de três subsidiárias.

Com esta iniciativa, são disponibilizados ao mercado liberalizado 300 milhões de m3 de gás natural, o que corresponde a uma abertura de mercado de aproximadamente 15% relativamente ao consumo do sector industrial, explica a ERSE em comunicado.

O leilão decorreu nas instalações do Operador do Mercado Ibérico de Energia (OMIP) às 10h00. A quantidade vendida para ser entregue no ano gás 2009-2010 foi de 300 milhões de m3, esgotando a quantidade disponibilizada.

O gás disponibilizado neste leilão, que se repetirá nos próximos dois anos, destina-se exclusivamente ao abastecimento de instalações situadas em território nacional.

A participação foi aberta aos comercializadores em regime de mercado e aos clientes elegíveis (consumo anual superior a 10 mil m3), tendo-se excluído as grandes centrais produtoras de energia eléctrica, cujo consumo anual representa mais de 40% do consumo de gás natural em Portugal.
Continue a ler esta notícia

Relacionados