Apesar dos audímetros apontarem para uma audiência máxima de 2,2 milhões de telespectadores durante o jogo da selecção nacional, a transmissão no período laboral terá levado muitos trabalhadores a fazer um «intervalo» para apoiar a equipa portuguesa, impulsionando assim o visionamento fora de casa.
Segundo uma sondagem web do grupo Initiative, divulgada em comunicado, mais de 50 por cento dos inquiridos torceram pela selecção fora de casa, o que indica que a audiência real terá rondado os 3,3 milhões.
O próprio local de trabalho ou cafés/bares terão sido os locais escolhidos por estes indivíduos, fugindo assim à captação pelo sistema tradicional de audimetria.
Portugal-México foi jogo mais visto fora de casa
O jogo contra o México foi o jogo mais visto fora de casa (62%), com 37% assistir no trabalho e 18% em cafés/bares.
Também o número médio de pessoas a assistir ao jogo foi superior em relação aos jogos anteriores, onde cerca de 24% do total de inquiridos afirma ter estado em grupos de mais de dez pessoas.
Marcas baixaram associação ao evento desportivo
As marcas patrocinadoras da selecção nacional no Campeonato do Mundo mantêm-se, mas baixaram a associação.
Ainda no Top3 continua a Coca-Cola, McDonald¿s e Galp Após o terceiro jogo de Portugal o top de associação de marcas ao Mundial manteve-se igual à avaliação feita após os dois primeiros jogos: Coca-Cola, McDonald¿s e Galp Energia.
Ainda assim, registou-se uma quebra generalizada nesta associação. A quebra de investimento publicitário face aos dois primeiros jogos e a saturação publicitária poderão explicar esta situação
Portugueses continuam a torcer pela selecção brasileira
A preferência dos portugueses vai para a selecção brasileira logo a seguir à selecção portuguesa, como favoritas à vitória no Campeonato Mundial de Futebol, na Alemanha.
No Domingo à tarde, 50% dos inquiridos assistiu, na SIC ou na Sport TV, à vitória por 2-0 do Brasil sobre a equipa Australiana, segundo os resultados apresentados pela Initiative.
Internet é meio eleição para acompanhamento do Mundial
Dentro do universo cibernauta, 86% dos inquiridos afirma recorrer à internet para acompanhar o Campeonato, sendo este o segundo meio mais utilizado, logo atrás da televisão, que naturalmente é utilizada pela totalidade dos inquiridos.
Ainda que a imprensa obtenha resultados inferiores, os próprios sites das várias publicações desportivas acabam por servir como principal fonte de informação.
![Metade da audiência foge aos audímetros durante Portugal-México - TVI Metade da audiência foge aos audímetros durante Portugal-México - TVI](https://img.iol.pt/image/id/1888483/400.jpg)
Metade da audiência foge aos audímetros durante Portugal-México
- Redação
- SAS
- 23 jun 2006, 14:41
![Portugal vs México](https://img.iol.pt/image/id/1888483/1024.jpg)
O horário de transmissão do último jogo de Portugal na fase de grupos do Mundial de Futebol de 2006, contra o México, durante o período laboral fez subir o visionamento fora de casa, não captado pelo sistema actual de audimetria.
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