Preços na produção industrial aceleram e crescem quase 7% - TVI

Preços na produção industrial aceleram e crescem quase 7%

indústria

Taxa de variação média nos últimos doze meses fixou-se em 4,1%

Relacionados
O índice de preços na produção industrial acelerou, em Março, para os 6,9%, o que representa uma subida 0,9 pontos percentuais face ao mês anterior. Este aumento acontece devido às subidas registadas no sector da energia e dos bens intermédios, diz o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O índice de preços na produção industrial acelerou 6,9%, no passado mês de Março, face ao período homólogo. A taxa de variação média nos últimos doze meses fixou-se em 4,1%.

Os principais contributos para a variação do índice total foram dados pelos agrupamentos de Energia, com 3,9 pontos percentuais (p.p.), e de Bens Intermédios, com 1,6 p.p., associados a variações homólogas de 10,6% e de 5,3%, respectivamente, diz o INE.

A taxa de variação homóloga da secção das indústrias transformadoras ficou nos 7,9%, superior em 1,1 pontos percentuais à observada em Fevereiro.

Na secção de electricidade, gás e água a taxa de variação homóloga diminuiu 0,1 pontos percentuais, tendo-se fixado em 4,3%. A secção das indústrias extractivas manteve a tendência de quebra, com uma redução de 0,3 pontos percentuais face à verificada em Fevereiro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados