BES negoceia acordo de parceria com banco na Ucrânia - TVI

BES negoceia acordo de parceria com banco na Ucrânia

Ricardo Salgado - BES

O Banco Espírito Santo (BES) está a negociar com um banco na Ucrânia um acordo de parceria, no âmbito da sua aposta no «apetecível» segmento dos imigrantes, tendo como meta atingir os 100 mil clientes neste segmento, disse Jorge Portugal.

Segundo a agência «Reuters», o responsável do projecto do BES «Novos Residentes» adiantou que o banco tem 80 mil clientes imigrantes, excluindo originários de países da União Europeia, tendo captado este ano nove mil clientes neste segmento, face à meta de 16 mil para o fim de 2006.

Acrescentou que a parceria com o brasileiro Banco Bradesco, onde um BES tem uma «participação financeira», foi também aprofundada ganhando uma dinâmica operacional, com o lançamento de produtos para os empresários portugueses e brasileiros.

O BES tem orçamentado um investimento de 800 mil euros para este ano, para campanhas de captação de clientes imigrantes, sobretudo do centro e leste europeus e Brasil.

O banco patrocina uma expedição de carro, num investimento de 120 mil euros, para aproximar Portugal do centro e leste europeus, 20 anos depois de uma viagem semelhante ter sido realizada por portugueses, incluindo o então jornalista Carlos Fino.

«Estamos a negociar uma parceria com um banco na Ucrânia e em breve haverá novidades», disse Jorge Portugal.

Adiantou, em conferência de apresentação da expedição e da marca TransBES, que ainda o BES pretende conhecer melhor aquele mercado, que está em fase de consolidação, não excluindo uma presença directa naquele país, ou mesmo uma aquisição.

Lembrou que o BES tem uma parceria na Moldávia com o Moldinconbank, e tem presença directa em Angola e actua indirectamente em Cabo Verde, onde mais tarde admite entrar na na banca de retalho.

Frisou que em Portugal existe cerca de meio milhão de imigrantes a residir no país e que actualmente são cerca de 100 mil os imigrantes em condições de se tornar residentes no país em 2006-2007.

«Este segmento afirma-se como um dos que tem maior potencial de crescimento no negócio da banca. Na banca este segmento dos imigrantes é crítico porque a população não está a crescer», salientou Jorge Portugal.

Entre os produtos que o BES oferece aos «Novos Residentes», destaca os ligados à poupança e crédito à habitação, além das comuns contas à ordem e serviços de transferências.

«Actualmente, cinco por cento da nossa base de clientes são «Novos Residentes», ou seja, 80 mil, o que é abaixo da nossa quota natural que é de 20%, ou 100 mil clientes. Queremos aproximarmo-nos da nossa quota natural neste segmento», afirmou.
Continue a ler esta notícia