Escaravelho é a nova ameaça ao aquecimento global - TVI

Escaravelho é a nova ameaça ao aquecimento global

Floresta

Florestas do Canadá estão a ser atacadas por um insecto e, quando mortas, acabam por libertar um gás nocivo para a atmosfera

Relacionados
A mudança climática está a favorecer a multiplicação de um escaravelho específico nas florestas do do Canadá. Ao matar as árvores, o insecto faz com que estas libertem gases nocivos para a atmosfera, podendo mesmo transformar estas florestas em gigantescas fontes de dióxido de carbono, segundo revela um artigo publicado pela revista Nature.

Estas dúvidas baseiam-se nos dados mais recentes sobre a acção nefasta do escaravelho Dendroctonus ponderosae, que afecta várias espécies de pinheiros nas regiões mais frias e montanhosas da América do Norte.

Na Columbia Britânica (no sudoeste do Canadá), o surto de multiplicação do bicho é dez vezes pior do que todos os outros eventos do tipo registados até à actualidade. E a tendência é para piorar, segundo revela a equipa de investigadores liderada por Werner Kurz, do Serviço Florestal Canadiano.

Apesar de pequeno, o Dendroctonus ponderosae é capaz de levar um pinheiro adulto à morte com facilidade, através da colocação de ovos numa zona de seiva e alimentando-se da camada abaixo da casca da árvore. Os bichos multiplicam-se tão rapidamente que acabam com a circulação de nutrientes nos pinheiros, que morrem e ficam vermelhos.

Com esta multiplicação e o facto dos Invernos estarem mais quentes, o habitat dos insectos expandiu-se consideravelmente nos últimos anos. Quando as árvores morrem, o carbono armazenado nos troncos, folhas e raízes é transformado em dióxido de carbono e lançado para a atmosfera.

Por agora, a quantidade de gás nocivo produzido pelas árvores que morrem é inferior ao que é absorvido pelas plantas que estão a crescer, mas as projecções dos investigadores apontam para que a situação possa inverter-se nos próximos anos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados