Estamos entre as piores economias e vamos continuar - TVI

Estamos entre as piores economias e vamos continuar

Terra (arquivo)

Só a Grécia terá um desempenho pior que Portugal. Previsões do FMI apontam para uma estagnação da economia portuguesa

Relacionados
O Fundo Monetário Internacional reviu esta terça-feira em baixa, para 4 por cento, a previsão de crescimento mundial para este ano, antecipando que em 2012 a economia global cresça também 4 por cento.

As previsões divulgadas representam uma revisão em baixa dos valores anunciados há três meses, quando o FMI previa que a economia mundial crescesse 4,3 e 4,5 por cento em 2011 e 2012, respectivamente.

Para Portugal, o fundo manteve as suas projecções, antecipando uma quebra de 2,2% no PIB este ano e 1,8% em 2012, números em linha com as previsões da troika. Apenas voltaremos a crescer em 2013. Em comparação com outros países estamos no fundo da tabela e só a Grécia terá um desempenho pior que Portugal.

Para as economias mais desenvolvidas da Europa, o FMI estima um crescimento «anémico».

A instituição liderada por Christine Lagarde considera que os Estados Unidos e a Zona Euro são os principais problemas mundiais, acrescentando que «uma forte acção política é essencial», ao mesmo tempo que defende estímulos a curto prazo e medidas «credíveis e de médio prazo» para diminuir o peso das dívidas públicas.

Projecções para os países

Para a economia grega o FMI perspectiva uma quebra de 5% no PIB este ano e 2% em 2012.

Já a Itália, que ainda esta manhã sofreu um corte de rating por parte da agência S&P, ficará perto da estagnação, com o PIB a crescer 0,6% este ano e 0,3% em 2012.

A economia liderada por Zapatero vai recuperar, uma vez que as previsões apontam para um crescimento do PIB de 0,8% este ano e 1,1% em 2012.

A Irlanda, outro país alvo de ajuda externa, vai dar o salto e crescer de 0,4% em 2011 para 1,5% em 2012.

Economias mais fortes

O FMI antecipa crescimentos «anémicos» para as maiores economias da Europa. Segundo as estimativas o crescimento da Alemanha vai recuar de 2,7% este ano para 1,3% em 2012.

Quanto a França, o crescimento do PIB também deverá abrandar de 1,7% para 1,4%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados