Mais de cinco mil imigrantes travados - TVI

Mais de cinco mil imigrantes travados

  • Portugal Diário
  • 23 ago 2007, 15:37

Tentavam chegar por mar às ilhas espanholas das Canárias

Mais de cinco mil imigrantes foram travados este ano nas costas africanas quando tentavam chegar por mar às ilhas espanholas das Canárias onde já entraram desde Janeiro 6.254 imigrantes ilegais, escreve a Lusa.

O balanço foi feito hoje pelo delegado do governo espanhol nas Canárias, José Segura, que referiu que desde o início do ano chegou ao arquipélago um total de 131 embarcações, mesmo assim bastante menos do que as 588 verificadas em idêntico período do ano passado.

Segundo José Segura, o programa de repatriamento dos imigrantes ilegais continua em curso, tendo 408 imigrantes sido repatriados entre terça e quarta-feira últimas. Um total de 865 imigrantes está actualmente nos centros de acolhimento ou esquadras policiais no arquipélago.

O responsável espanhol destacou a importância do dispositivo de controlo da agência europeia Frontex, que inclui a participação portuguesa, e que ajudou a travar parte das viagens entre o continente africano e a Europa.

Num dos exemplos mais recentes, Segura refere que uma embarcação com cerca de 190 pessoas a bordo foi avistada na quarta-feira a 60 milhas das costas do Senegal, quando viajava «em mar perigoso». Os passageiros acabaram por ser resgatados e levados para terra.
Continue a ler esta notícia