Grupo GED cria fundo de 51 milhões de euros para investir na Europa de Leste - TVI

Grupo GED cria fundo de 51 milhões de euros para investir na Europa de Leste

Alargamento da União Europeia

O Grupo de Capital de Risco GED constituiu e registou na CMVM espanhola o primeiro fundo ibérico que investirá no Sudeste da Europa. O fundo constituiu-se com um capital inicial de 51 milhões de euros, mas tem como objectivo final alcançar os 100 milhões de euros.

O novo fundo pretende analisar projectos de investimento na Roménia, Bulgária e países vizinhos. Com este fundo, o Grupo GED passará a gerir um volume total de investimento superior a 200 milhões de euros, repartidos entre três fundos: GED Eastern Fund II, GED Eastern Fund I-RPPF e GED Iberian Fund I.

O Grupo GED «aproveitará a experiência adquirida na Roménia, país em que se instalou, desde 1996, para a gestão do fundo de 54 milhões de euros GED Eastern Fund I-RPPF. Este período de tempo permitiu à GED consolidar uma equipa gestora local de 10 profissionais que conta já com grande experiência na região depois de ter analisado mais de 550 operações. Este fundo investiu em 12 empresas pertencentes a vários sectores tais como a distribuição de gás, telecomunicações, electrodomésticos, produtos farmacêuticos, têxtil, hotéis e parques industriais, entre outros», divulga a empresa em comunicado.

Os participantes fundadores do fundo GED Eastern Fund II são o Grupo GED, a Caja Madrid, o Axis-ICO, o Bank Austria, a Litexco Mediterráneo, a Kutxa (Caja de Ahorros Guipuzcoa), a Caja Laboral, Mapfre, El Corte Inglés, Sa Nostra, RGA Fondo de Pensiones, IDI e o Banco Privado Português.
Continue a ler esta notícia