Fundo de Investimento vai financiar cinema e audiovisual com 83 milhões - TVI

Fundo de Investimento vai financiar cinema e audiovisual com 83 milhões

Cinema

O cinema e audiovisual portugueses vão contar, nos próximos sete anos, com mais 83,2 milhões de euros.

Um apoio financeiro, que surge no âmbito de um Fundo de Investimento criado pelo Estado e hoje apresentado em Lisboa, cita a «Lusa».

Em conferência de imprensa, onde estiveram presentes os participantes fundadores deste Fundo, a ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, afirmou que com este organismo se «inaugura uma nova era para o cinema e audiovisual em Portugal».

Até aqui, o apoio financeiro estatal ao sector era feito pelo Instituto do Cinema e Audiovisual, com a atribuição de cerca de 10 milhões anuais.

Com a criação deste Fundo de Investimento, o apoio financeiro é alargado a entidades privadas que queiram investir na produção cinematográfica e audiovisual.

Feitas as contas, com a entrada em funcionamento do Fundo, que teve hoje a primeira assembleia de fundadores, os apoios fianceiros no sector passam dos cerca de 10 milhões para cerca de 25 milhões de euros anuais, segundo contas da ministra da Cultura.

Este Fundo de Investimento conta com as participações fundadoras do Estado (33,2 milhões de euros), da PT Multimédia (25 milhões de euros) e dos três canais de televisão RTP, SIC e TVI (no total outros 25 milhões de euros).

As verbas do Fundo serão geridas pela ESAF, a Sociedade Gestora do Grupo Banco Espírito Santo, entidade escolhida mediante concurso público.
Continue a ler esta notícia