Mercado de combustíveis cai 2,2% mas Galp sobe 1% nas vendas - TVI

Mercado de combustíveis cai 2,2% mas Galp sobe 1% nas vendas

Venda de Gasolina desce

Procura de gasolina recuou 5%

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O mercado de combustíveis português caiu 2,2 por cento no ano passado, sobretudo devido à quebra de 5% na procura de gasolina, embora a Galp tenha conseguido contrariar a tendência ao registar um aumento de 1% nas vendas.

Segundo dados provisórios da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), o consumo dos principais combustíveis caiu 2,2% em 2007, face ao ano anterior, tendo-se verificado uma quebra de 5% na procura de gasolina, enquanto o consumo de gasóleo aumentou 2%.

Na quarta-feira, os preços dos combustíveis aumentaram pela 14ª vez desde o início do ano, mantendo uma tendência iniciada há cerca de um ano quaqndo o preço do crude começou a subir.

Os preços dos combustíveis nos postos de abastecimento da Galp e da BP subiram por litro três cêntimos na gasolina e dois cêntimos no gasóleo. A Repsol ainda não actualizou.

Perdas sentiram-se em restantes petrolíferas

Em declarações à agência Lusa fonte, oficial da Galp Energia afirmou que durante 2007 a petrolífera «conseguiu contudo contrariar a queda no mercado português e apresentar um aumento de 1% nas vendas».

«Apesar da retracção do mercado da distribuição de produtos petrolíferos em Portugal observaram-se subidas na venda de jets, bancas marítimas e gasóleo», sublinhou a mesma fonte.

Ainda assim, de uma maneira geral, as perdas no consumo fizeram-se sentir nas restantes petrolíferas.

Segundo fonte da BP, «desde que o preço do crude começou a disparar, há cerca de um ano, que se tem verificado uma queda na procura, na ordem dos 3 a 4%».

«Em termos anuais houve de facto uma queda da procura nos postos de abastecimento, sobretudo de gasolina, porque é um produto mais caro», disse a mesma fonte.

A Repsol também registou perdas no consumo de combustíveis, sobretudo nas gasolinas, devido a vários factores, entre os quais «a maior eficiência energética, pois os carros novos consomem menos, a troca de carros com motor a gasolina por motores diesel, melhores vias e menos congestionadas/menor tráfego», disse à «Lusa» fonte da empresa.

Também o diferencial fiscal com Espanha, sobretudo no gasóleo e frotas, a economia, uma vez que menores crescimentos económicos representam menores consumos, e o aumento dos preços dos combustíveis levaram a menores vendas, explicou a fonte da Repsol.

Gasolina aditivada caiu mais de 70%

Segundo os dados da DGEG, em 2006 as vendas de gasolina ultrapassaram as 1,67 milhões de toneladas (276.672 toneladas de sem chumbo 98 e 1.396.797 sem chumbo 95), mas em 2007 baixaram para os 1,5 milhões de toneladas vendidas (225.371 toneladas de sem chumbo 98 e 1.362.768 toneladas de sem chumbo 95).

No ano passado, a gasolina aditivada caiu mais de 70%, enquanto a procura de outras gasolinas sofreu uma quebra menos acentuada: o consumo de gasolina sem chumbo 95 caiu 2,2% e o de gasolina sem chumbo 98 recuou 18,6%.

Apesar de o consumo dos produtos do petróleo ter caído 1,4% face a 2006, é de salientar o aumento de 2% na procura do gasóleo, «evolução que já se vinha notando desde a segunda metade do ano passado» e que se deve a um efeito de substituição de gasolina por gasóleo, segundo a DGEG.
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