Mundial-2002: jornais franceses chocados com a derrota dos «Bleus» - TVI

Mundial-2002: jornais franceses chocados com a derrota dos «Bleus»

Imprensa preocupada com a estreia da França A imprensa francesa reagiu com preocupação à derrota dos campeões do mundo no jogo de abertura.

A França ficou em choque com a derrota no jogo de abertura do Campeonato do Mundo diante do Senegal (0-1). A imprensa gaulesa mostrou-se preocupada com a actuação dos «Bleus» de Lemerre na defesa do ceptro mundial.

O jornal L'Équipe não perdeu tempo e começou já a fazer as contas do que a França precisa para chegar aos oitavos-de-final. «O facto de parecerem ser incapazes de pressionar o adversário num jogo desta importância é preocupante», refere o jornal desportivo.

«Preocupante», lê-se na manchete do Parisisen que classifica o resultado como «um trovão no futebol mundial». «A coisa mais preocupante nãofoi a derrota dos Belus, foi o facto do adversário ter praticado um jogo mais dinamico e um espírito de celebração próprios do campeonato do mundo», refere o mesmo jornal.

O conservador Le Figaro não perdeu tempo e já condenou a equipa de Roger Lemerre, considerando que vai precisar de muita sorte para vencer o último jogo com o Uruguai. «Tudo o que podemos fazer é cruzar os dedos e esperar, tal como a Argentina em 1990, que os Bleus consigam recompor-se deste enorme passo em falso para que possam prolongar a aventura».

A Argentina em 1990, depois de ter sido campeã em 1986, também começou o campeonato a perder com uma selecção africana, os Camarões, mas depois acabou por recuperar aos ombros de Maradona. O Liberation considera que a França só conseguirá qualificar-se com o seu Maradona, Zinedine Zidane. «Os franceses não podem vencer sem Zidane - e sem Pires, cuja importância nunca é suficientemente mencionada».

Continue a ler esta notícia