Presidente portista felicita Vilarinho - TVI

Presidente portista felicita Vilarinho

Pinto da Costa admite reaproximação ao Benfica Tendo em conta os interesses do futebol português e os objectivos do F.C. Porto e do Benfica em relação ao Euro-2004, Pinto da Costa admitiu a reatamento de relações com o clube da Luz. O líder portista teceu algumas críticas a Vale e Azevedo e confirmou a redução do número de administradores da SAD azul e branca.

Fumo branco. Nos próximos meses, poderá haver o reatamento de relações entre o F.C. Porto e o Benfica, intenção que Pinto da Costa admitiu hoje à tarde, em entrevista à Rádio Renascença. O presidente azul e branco vê com bons olhos a saída de João Vale e Azevedo, dirigente que tinha exacerbado os ânimos e criado tenções entre os dois clubes. No entanto, ainda haverá um longo caminho a percorrer para as duas instituições darem as mãos. 

«Damo-nos bem com toda a gente, mas há pessoas com quem nos damos melhor. Aliás, nunca conheci pessoalmente Vale e Azevedo e tive as minhas razões para que assim fosse. Agora, poderá haver diálogo, se for do interesse dos dois clubes e do futebol português», explicou o líder portista, aproveitando a altura para um breve comentário: «Ponho algumas reservas em relação a algumas afirmações proferidas por Manuel Vilarinho durante a campanha». 

Mas após uma breve insistência, Pinto da Costa voltou a sublinhar as questões gerais, que se prendem com o Euro-2004 e podem estar na base da reaproximação. «Os interesses do futebol português têm de estar acima de tudo, porque o nosso país está empenhado em organizar o próximo Campeonato da Europa», sublinhou. 

Felicitações a Vilarinho 

Depois de Manuel Vilarinho de ter vencido as eleições presidenciais do clube da Luz, Pinto da Costa enviou felicitações ao novo líder. No entanto, também aproveitou a oportunidade para sublinhar as críticas em relação a Vale e Azevedo, lembrando a má gestão deste dirigente ao longo dos últimos três anos. 

«O F.C. Porto felicitou o novo presidente pela vitória. Mas iríamos ter o mesmo comportamento, caso vencesse outro candidato sem ser Vale e Azevedo. Com esse não era possível. Quando ele assumiu a liderança do Benfica, disse que era mais um com fanfarronices e estratégias de ataque e o grande prejudicado iria ser o clube. Mas a sua saída é má, porque estava a levar o Benfica ao caos», destacou. 

Dois administradores abandonam 

Angelino Ferreira e Espregueira Mendes deixarão de ser administradores da SAD do F.C. Porto, fincado o actual staff reduzido a três membros: Pinto da Costa, Reinaldo Teles e Adelino Caldeira. «Confirmo a redução para três elementos, mas isso já estava definido há muito tempo, porque fazia parte de uma estratégia do clube. Os dois vão continuar ao serviço do F.C. Porto. Tenho essa garantia», afirmou o presidente azul e branco. 

Quanto à equipa profissional, Pinto da Costa admite a saída de «um ou dois jogadores», entre os quais «o guarda-redes Hilário, se aparecer um clube até ao final da época». Mas parece ser ponto assente que Rui Correia irá permanecer no F.C. Porto «até ao final da temporada». No entanto, o mês de Dezembro não será rico em reforços, até pelo contrário, porque o «plantel tem dado garantias».

Continue a ler esta notícia