Portugal está no Top3 do crescimento de turismo na Europa - TVI

Portugal está no Top3 do crescimento de turismo na Europa

Açores

Ásia e Pacífico também são destinos preferênciais

Relacionados
Portugal, com um aumento das chegadas internacionais em 10 por cento no ano passado, está no Top3 do crescimento do turismo na Europa no balanço da Organização Mundial do Turismo (OMT) divulgado terça-feira, citado pela «Presstur».

Segundo o balanço, o turismo mundial cresceu 6% em 2007, para 898 milhões de visitantes, e no continente europeu, primeiro receptor mundial, com 53,4% das chegadas, teve um aumento em 4%. A notícia é avançada pela «Presstur».

«O ano de 2007 excedeu as expectativas para o turismo internacional, com as chegadas a atingirem um novo recorde próximo das 900 milhões», começa por destacar o comunicado divulgado terça-feira pela OMT em antecipação à divulgação da edição de Janeiro do seu Barómetro.

A comunicação da OMT salienta que os resultados de 2007 confirmam a tendência de crescimento do turismo nos últimos anos, bem como a sua capacidade de resistir a factores externos, tendo como base a força da economia mundial, que vive um dos períodos mais longos de crescimento sustentado em mais de duas décadas.

Médio Oriente regista maior crescimento

A OMT indicou que no ano passado os mercados emergentes foram os que mais cresceram, tendo à cabeça o Médio Oriente, com um aumento em 13% das chegadas internacionais, seguindo-se a região Ásia e Pacífico, com 10%, África, com 8% e, depois, já abaixo da média mundial, as Américas, com 5%, e a Europa, com 4%.

Porém, quando se trata da distribuição do crescimento registado em 2007, os dados da OMT mostram que a Europa recebeu 38% (19 milhões) das 52 milhões de chegadas internacionais que se registaram a mais em 2007 face a 2006.

Depois vem a Ásia, com mais 17 milhões (33% do crescimento absoluto mundial), as Américas, com seis milhões (12%), o Médio Oriente, com cinco milhões (11%) e, por fim, África, com três milhões (6%).

Para o crescimento na Europa, o balanço da OMT aponta como destinos que mais cresceram a Turquia, com 18%, a Grécia, com 12%, Portugal, com 10%, e Itália e Suíça, ambos com 7%.

Estes destinos «são prova do impacto positivo do continuado crescimento económico da região em 2007», refere o comunicado da OMT.
Continue a ler esta notícia

Relacionados