BCE lucra 900 milhões com crise - TVI

BCE lucra 900 milhões com crise

BCE

Apesar da taxa de 1%, as receitas continuam a ser «apetitosas»

Relacionados
O Banco Central Europeu (BCE) ganhou 900 milhões de euros graças ao financiamento de emergência proporcionado aos bancos no último ano, após o agravamento da crise financeira que se seguiu à queda do Lehman Brothers, noticia esta segunda-feira o «Financial Times», citando cálculos do banco de investimento norte-americano, Goldman Sachs.

Desses lucros, pelo menos 300 milhões foram gerados desde Junho, quando o BCE proporcionou 442 milhões de euros em empréstimos, o seu maior leilão de liquidez.



Segundo o jornal, apesar da taxa aplicada ao valor do leilão (um por cento) ser a mais baixa em onze anos, as receitas continuam a ser «apetitosas» pelo montante de liquidez proporcionado, de «dimensões extraordinárias», afirma Natacha Valla, economista da Goldman Sachs.

O presidente do BCE, Jean Claude Trichet, já veio dizer que ter lucros não é o principal objectivo da instituição, mas antes «garantir que os mercados funcionem correctamente e permitir que os bancos comerciais da Zona Euro façam o seu trabalho».

Já a Fed ganhou 14 mil milhões de dólares (9.630 milhões de euros) graças ao seu programa de liquidez e de apoio ao crédito, com uma aquisição de obrigações comerciais entre as suas operações mais lucrativas, noticiou o mesmo jornal.
Continue a ler esta notícia

Relacionados