Cahora Bassa: Sócrates confirma venda a empresas portuguesas - TVI

Cahora Bassa: Sócrates confirma venda a empresas portuguesas

José Sócrates em Moçambique

Governo vai alienar 15% da barragem

José Sócrates confirmou esta quinta-feira em Moçambique a intenção do Governo em vender os 15 por cento que detém na barragem de Cahora Bassa a empresas portuguesas.

O primeiro-ministro, em declarações ao jornalistas na sua visita à quarta maior barragem de África, disse ter intenção «de fazer uma operação que permita que empresas moçambicanas e portuguesas fiquem agora ligadas ao projecto».

Acrescentou ainda que não fazia sentido «uma participação financeira do Estado português» em Cahora Bassa, mas sim entregar o aproveitamento hidroelétrico «a empresas portuguesas que tragam tecnologia e possam assumir um papel no desenvolvimento» da barragem.

O chefe de Estado escusou-se, no entanto, a revelar quais as empresas portuguesas que poderão estar interessadas: «não faço ideia, não sei se a EDP terá ou não interesse ou talvez a REN. Dependerá dos contactos que se vierem a desenvolver».

O importante é que, segundo o primeiro-ministro, «as empresas portuguesas fiquem associadas a Cahora Bassa». Até porque, vão ser desenvolvidos dois projectos fundamentais, como uma nova central de produção e a ligação da barragem ao resto do país.
Continue a ler esta notícia