Portugal vai enviar 130 militares para o Afeganistão - TVI

Portugal vai enviar 130 militares para o Afeganistão

Crianças em campo de refugiados afegão

Portugal vai enviar uma companhia de 130 militares e disponibilizar um C-130 para actuar no Afeganistão a partir de Agosto, no quadro da missão naquele país sob a égide da NATO.

O anúncio foi feito hoje pelo Conselho Superior de Defesa Nacional.

De acordo com uma nota divulgada no final da reunião realizada esta sexta-feira no Palácio de Belém, o Conselho Superior de Defesa «analisou e aprovou uma alteração, apresentada pelo Governo, da missão a desempenhar pelas Forças Armadas no Afeganistão», refere a Rádio Renascença.

A alteração, indica o comunicado, «confirma a presença de uma aeronave C-130, e elementos de apoio, e a disponibilidade de uma companhia, integrada nas Forças de Reacção Rápida da NATO, para actuação naquele país, a partir de Agosto de 2005, durante seis meses».

A companhia, precisou à Lusa fonte do palácio de Belém, é composta por 130 homens.

A 23 de Outubro passado, por ocasião do Dia do Exército, Santana Lopes já anunciara que Portugal iria enviar, no segundo semestre de 2005, uma companhia, de «120 a 130 militares», de segurança do aeroporto de Cabul, e disponibilizaria um C-130.

Actualmente, e no âmbito da Operação «ISAF» da NATO, encontram-se no Afeganistão 32 militares portugueses.

Além de outras questões administrativas, na reunião de hoje o Conselho deu ainda o seu aval à nomeação de militares, oficiais e sargentos para formação e treino, em Nápoles (Itália), no âmbito da missão de treino da NATO com vista à futura formação das forças armadas iraquianas.
Continue a ler esta notícia