Hong Kong apreende cocaína em carregamento de 'marshmallows' avaliada em 47 milhões de euros - TVI

Hong Kong apreende cocaína em carregamento de 'marshmallows' avaliada em 47 milhões de euros

  • Agência Lusa
  • AM
  • 10 nov 2023, 06:13
Marshmallows (AP)

Os 318 quilos de cocaína escondidos em contentores a bordo tinham como destino a Ásia

A polícia e a alfândega de Hong Kong apreenderam cocaína no valor de 390 milhões de dólares de Hong Kong (47 milhões de euros) num carregamento de 'marshmallows' provenientes do continente americano, a maior apreensão da droga este ano.

O chefe do departamento de narcóticos da polícia, inspetor Chu Siu-lun, disse na quinta-feira que dois homens - um residente na cidade e um equatoriano - foram detidos, informaram hoje os 'media' locais.

Os 318 quilos de cocaína escondidos em contentores a bordo tinham como destino a Ásia, mas não há provas de que se destinassem a Hong Kong.

A droga estava selada em nove sacos impermeáveis presos a coletes salva-vidas e boias insufláveis dentro de um contentor marítimo.

Os dois detidos, de 19 e 24 anos, continuam sob custódia policial por alegado tráfico de droga, um crime punível com prisão perpétua e uma multa de cinco milhões de dólares de Hong Kong (600 mil euros).

O navio em que a droga foi encontrada partiu da Guatemala em direção ao México, passando pelo Equador, Peru e Panamá, e deveria fazer uma escala em Hong Kong antes de partir para a Jordânia.

Esta é a terceira grande apreensão de droga em Hong Kong nas últimas semanas.

A 01 de novembro, os funcionários aduaneiros apreenderam drogas ilegais no valor de cerca de 140 milhões de dólares de Hong Kong (17 milhões de euros) escondidas num carregamento de peças de máquinas provenientes da América do Norte.

A 26 de outubro, as autoridades fizeram a sua maior apreensão de metanfetaminas, um lote avaliado em 640 milhões de dólares de Hong Kong (77 milhões de euros), num carregamento de conchas proveniente do México.

Continue a ler esta notícia