Uma mulher seguia numa rua de Granada, em Espanha, quando uma palete de material de construção caiu em cima do seu carro. Os cerca de 1.100 quilos de material destruíram o pequeno Smart vermelho, mas a condutora saiu ilesa.
Apesar do aparato, bastou cortar o cinto de segurança para libertar a mulher que, segundo informações oficiais, não sofreu ferimentos graves ou escoriações, escreve o El País. Ainda assim, foi transportada para o hospital.
O material, que tinha como destino o terraço de um prédio de cinco andares, estava a ser levantado a uma altura de cerca de 20 metros por uma grua. Quando estava prestes a atingir esse patamar, o cabo partiu-se, revelaram fontes próximas da investigação. Isso fez com que os 1.100 quilos de material – estimativa da empresa de construção – se precipitassem sobre o carro, que ficou destruído e coberto de pó, pedaços de palete e sacos de material isolante.
As autoridades espanholas investigam agora as circunstâncias do acidente. Nomeadamente, se a empresa de construção terá cumprido todas as medidas de segurança a que está obrigada.
À primeira vista, isso não terá acontecido, uma vez que, segundo o El País, este tipo de manobra não pode ocorrer num local em que exista trânsito. Deverá ser estabelecido um perímetro e o trânsito interrompido, enquanto se efetua a transferência do material.
A empresa teria licença para cortar uma das vias, quando necessário. Mas a posição da grua obrigava a que a carga passasse por cima das duas. O que não estaria previsto na licença pedida.
Para além disso, os investigadores vão ainda apurar se a carga ia além do peso que o guindaste pode suportar e se o cabo estaria em más condições.
As imagens impressionantes do estado em que ficou a viatura foram disponibilizadas pela Polícia Local de Granada, nas redes sociais.