Mais de 70% das empresas tem acesso de banda larga à Internet - TVI

Mais de 70% das empresas tem acesso de banda larga à Internet

Informática

95% das empresas com dez e mais pessoas ao serviço usam computador

Relacionados
A maioria das empresas com dez e mais pessoas ao serviço usam computador, revelam os resultados do inquérito à utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação nas empresas efectuado este ano pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os dados divulgados revelam que, 95 por cento das empresas com dez e mais pessoas ao serviço usam computador, 90% utilizam correio electrónico e dispõem de acesso à Internet, sendo que, as ligações à Internet através da banda larga são uma realidade para 77% das empresas inquiridas.

Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação

Esta tecnologia está presente na generalidade das empresas com 50 e mais pessoas ao serviço e em 94,3% das pequenas empresas (entre dez e 49 pessoas ao serviço).

A dimensão da empresa, medida pelo emprego, é um factor determinante no uso das tecnologias analisadas: cerca de nove em cada dez pequenas empresas acedem à rede e comunicam através de correio electrónico, aumentando esta proporção para a quase totalidade no conjunto das médias empresas (entre 50 e 249 pessoas ao serviço).

De acordo com o inquérito, a posse de website «destaca-se» nas empresas ligadas a actividades de Alojamento e Restauração e Actividades Financeiras, respectivamente 86,5% e 86,4%; apresentando uma proporção muito superior quando comparada com o valor médio de posse de website (42,4%).

As empresas ligadas à Construção apresentam «as menores percentagens» de utilização de tecnologias: cerca de 88% utilizam computador; aproximadamente 81% utilizam e-mail e acedem à Internet e 30,6% têm website.

Paralelamente, a tecnologia mais utilizada no que respeita à ligação à Internet é a DSL: 76,2% das empresas que acedem à rede recorrem a este tipo de ligação, distanciando-se do segundo tipo de acesso mais referido-o modem analógico, utilizado por cerca de 21% das empresas.

A preferência por uma ligação à Internet através da banda larga é independente dos escalões de pessoal ao serviço: de facto, 97% das grandes empresas, cerca 89% das médias e 74,3% das pequenas empresas acedem á rede através da banda larga.

Segurança informática

A aplicação de segurança interna mais comum no universo das empresas analisadas é a verificação de vírus ou software de protecção, medida tomada por 84,7% das empresas.

As firewalls são um dispositivo igualmente importante no que respeita à segurança, sendo utilizadas por mais de metade das empresas (59,2%); perto de 43,7% utiliza ainda filtros anti-spam.

Em 2006, «9% das empresas com dez e mais pessoas ao serviço receberam emcomendas on-line, e 12,4% efectuaram encomendas atravé do mesmo modo», conclui.
Continue a ler esta notícia

Relacionados