Saídas de visitantes residentes em Portugal aumentam no 1º trimestre - TVI

Saídas de visitantes residentes em Portugal aumentam no 1º trimestre

Turistas

As saídas de visitantes residentes em Portugal aumentaram 4,8 por cento no primeiro trimestre do ano, para os 3,7 milhões de pessoas.

Relacionados
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), de Janeiro a Março, contabilizaram-se também mais 7,5% de entradas de visitantes não residentes, do que no período homólogo do ano anterior, perfazendo um total de 4,2 milhões.

Para este crescimento contribuíram sobretudo, segundo o INE, «os movimentos de turistas, os quais aumentaram 11,2%, enquanto que as deslocações referentes a excursionistas tiveram um acréscimo de 4,2%».

Por outro lado, o crescimento observado nas entradas de turistas não residentes, nos primeiros três meses do ano, deveu-se à taxa de variação positiva deste tipo de movimentos na fronteira aérea (15,1%), «pois na fronteira rodoviária o aumento ficou-se pelos 5,2%», alerta o INE.

De um total de mais de 2 milhões de entradas de turistas não residentes registados no 1º trimestre, metade provieram de Espanha, Reino Unido e Alemanha, os quais registaram taxas de variação homólogas relativamente elevadas, face ao ano anterior, de 8,5%, 9,5% e 14,1%, respectivamente.

A Irlanda e a Itália, com crescimentos homólogos respectivos de 43,6% e de 23,4%, foram os dois mercados emissores de turistas que mais cresceram no período em análise.
Continue a ler esta notícia

Relacionados