Diabetes: medicamentos retirados do mercado - TVI

Diabetes: medicamentos retirados do mercado

  • Portugal Diário
  • 16 ago 2007, 13:07

Gel para queimaduras e picadas de insecto também vai ser recolhido

A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) ordenou a retirada do mercado de lotes dos medicamentos Euglucon e Semi-Euglucon, para a diabetes tipo II, e do gel Disodermed, usado para queimaduras solares e picadas de insecto.

Sobre os medicamentos destinados a diabéticos não insolino-dependentes da firma Roche, o Infarmed precisou que não está em risco a saúde pública, mas terão de ser recolhidas todas as embalagens de todos os lotes dos comprimidos 5mg Euglucon glibenclamida e dos comprimidos de 2,5mg Semi-Euglucon sob três registos de Autorização de Introdução no Mercado (números 8269969, 8269944 e 8269977).

A retirada deve-se a resultados fora das especificações nos estudos de estabilidade em termos de dureza (compactação) e dos valores de impureza sulfonamida (antibiótico sintético usado no tratamento de doenças infecciosas causadas por microorganismos).

Em comunicado também divulgado hoje, o Infarmed informa que ordenou a retirada do mercado do Disoderme Gel devido à detecção de cloridrato de lidocaína, uma substância proibida na composição de produtos cosméticos e de higiene corporal.

À firma Chefaro Portuguesa, responsável pela colocação no mercado nacional do gel, foi concedido um prazo de 10 dias para proceder à recolha de todas as embalagens do mercado.

A Lusa tentou contactar o Infarmed para obter mais esclarecimentos, mas não conseguiu falar com qualquer responsável em tempo útil.
Continue a ler esta notícia