Inflação na Alemanha surpreende analistas e sobe mais do que esperado para 9,3% em fevereiro - TVI

Inflação na Alemanha surpreende analistas e sobe mais do que esperado para 9,3% em fevereiro

  • CNN Portugal
  • CF
  • 1 mar 2023, 15:56
Zona Euro

Números surgem um dia depois de Espanha e França - duas das maiores economias da zona euro - também terem registado aumentos inesperados

Relacionados

Dados preliminares do gabinete alemão de estatística indicam que a inflação no país subiu mais do que o esperado e que em fevereiro se fixou num aumento de 9,3% face ao mesmo mês do ano passado. Os números superam o crescimento de janeiro, que tinha atingido 9,2%, e as expectativas dos analistas, que apostavam num aumento de 9%. 

Tal como no resto da Europa, o início da guerra na Ucrânia teve um impacto significativo na inflação dos preços dos alimentos e do sector energético. Apesar das medidas decretadas pelo governo alemão para enfrentar a subida generalizada dos preços, a energia registou um aumento de 19,1% este ano, enquanto o preço dos alimentos ascendeu em 21,8%.

Estes números surgem um dia depois de Espanha e França - duas das maiores economias da Zona Euro - também terem registado aumentos inesperados. Em fevereiro, os preços em Espanha subiram 6,1% em comparação com o mesmo mês de 2022 e registaram o segundo aumento da inflação após cinco meses em queda.

Segundo dados do instituto nacional de estatística francês, fevereiro foi um mês desafiante também em França: a inflação homóloga acelerou para 6,2% (em comparação com os 13,3% de janeiro).

Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE