BCE diz que taxas de juro ainda estão baixas - TVI

BCE diz que taxas de juro ainda estão baixas

dinheiro

O Banco Central Europeu (BCE) voltou a apelar a «uma forte vigilância» das pressões inflacionistas, para assegurar que os riscos para a estabilidade de preços a médio prazo não se concretizam. E acrescenta que as taxas de juro ainda estão muito baixas.

Relacionados
No seu Boletim Mensal, a instituição diz que a vigilância dos riscos inflacionistas vai permitir «que as expectativas de inflação a médio e a mais longo prazo na área do euro permaneçam firmemente ancoradas em níveis compatíveis com a estabilidade de preços». A meta do BCE nesta matéria é manter a inflação em níveis até 2%.

De acordo com a instituição, «face aos níveis ainda baixos das taxas de juro directoras do BCE, ao vigoroso crescimento monetário e do crédito e à ampla liquidez», a política monetária do BCE passa por «agir firme e atempadamente para assegurar a estabilidade de preços a médio prazo».

No que respeita à análise económica, os últimos indicadores do BCE sugerem «que a expansão persiste em 2007 e que permanece sólida e generalizada», apesar de «alguma volatilidade nas taxas de crescimento real» do Produto Interno Bruto (PIB).

Crescimento económico mundial «permanece robusto»

Além de prever um crescimento em torno da taxa potencial e da procura interna do euro, o Conselho do BCE realça ainda a dinâmica do investimento e do consumo e o crescimento económico mundial: «Tornou-se mais equilibrado entre as várias regiões, permanece robusto, proporcionando assim apoio às exportações da área do euro», adianta.

Relativamente à evolução dos preços, com base nos preços correntes e futuros do petróleo, o BCE sublinha ainda que se prevêem, «progressivamente, taxas de inflação mais baixas na Primavera e no Verão», o que representam efeitos favoráveis mas que serão «temporários».
Continue a ler esta notícia

Relacionados