Iniciativa Liberal fica de fora do Governo - TVI

Iniciativa Liberal fica de fora do Governo

Rui Rocha (Tiago Petinga/Lusa)

Momentos depois do anúncio, a Iniciativa Liberal fez uma publicação na rede social X a apelar à "resistência ao estatismo de todas as outras bancadas"

A Iniciativa Liberal vai ficar de fora do novo Governo, anunciou o partido, em comunicado conjunto com o PSD, no qual ambos os partidos se comprometem a "discutir, sempre que tal se justificar, as melhores soluções" para o país.

Em comunicado enviado às redações, os dois partidos informam que "não avançarão nesta altura para a celebração de entendimentos alargados", nomeadamente os que dizem respeito "à formação do novo Governo".

A conclusão surge depois de "contactos entre as direções dos dois partidos no sentido de avaliar os diferentes cenários políticos", refere-se no mesmo comunicado, salientando-se que estes conctactos "decorreram num clima de grande abertura e com respeito integral pelo princípio da boa fé".

No âmbito dessas conversações, ambas as direções comprometeram-se a manter o diálogo durante a legislatura que agora se inicia, e a "discutir, sempre que tal se justificar, as melhores soluções em matérias relevantes para a vida e o futuro dos portugueses".

Momentos depois do anúncio, a Iniciativa Liberal fez uma publicação na rede social X a apelar à "resistência ao estatismo de todas as outras bancadas".

Mais tarde, em declarações aos jornalistas, Rui Rocha esclareceu que a decisão se deve ao facto de PSD e Iniciativa Liberal terem "prioridades diferentes", sem revelar quais.

"Na perspetiva das duas partes envolvidas, não há, neste momento, uma aproximação suficiente que justifique a celebração de acordos mais alargados", afirmou, recusando-se a entrar em mais pormenores sobre as negociações entre os dois partidos.

Questionado sobre se a decisão dos dois partidos surge na sequência de uma questão programática ou sobre  pastas ministeriais a ocupar, Rui Rocha deu a entender que o que esteve em causa foram "as ideias".

"Uma regra básica relativamente às posições da IL é que estão sempre em causa as ideias, portanto foi sempre esse o ponto", respondeu.

Continue a ler esta notícia