Portas interrompe viagem à Índia para ir ao funeral de Chávez - TVI

Portas interrompe viagem à Índia para ir ao funeral de Chávez

Paulo Portas

Cerimónias realizam-se na sexta-feira

O ministro dos Negócios Estrangeiros interrompeu a viagem que está a realizar com uma comitiva de empresários à Índia para marcar presença nas cerimónias fúnebres de Hugo Chávez em Caracas.

O funeral do presidente da Venezuela está agendado para esta sexta-feira.

Paulo Portas está desde domingo em visita à Índia e passou esta quarta-feira a chefia da missão ao secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.

O ministro dos Negócios Estrangeiros iniciou a visita à Índia no domingo, com deslocações a Nova Deli, Bombaim e Goa. A ultima etapa da visita, a Goa, vai decorrer já chefiada pelo secretário de Estado da Cultura.

Consulados de Portugal na Venezuela encerrados

Os consulados gerais de Portugal na Venezuela estão esta quarta-feira encerrados ao público, na sequência da declaração de luto nacional pela morte, na terça-feira, do Presidente venezuelano Hugo Chávez.

«Estamos a trabalhar internamente. Todos os funcionários estão cá porque temos trabalho para fazer, mas para já (o consulado) não abriu ao público», disse à Lusa o cônsul-geral de Portugal em Caracas, Paulo Santos.

O cônsul geral de Portugal em Valência, 200 quilómetros a oeste de Caracas, António Chrystêllo Tavares, explicou telefonicamente à Lusa que «o Consulado estará fechado ao público, durante o resto da semana».

Chrystêllo Tavares sublinhou, no entanto, que «os funcionários estão a trabalhar, a dar seguimento aos processos».

O diplomata frisou ainda que «foram dadas instruções aos consulados honorários dependentes (daquele posto) para encerrarem as portas até ao final da presente semana».
Continue a ler esta notícia