Irão: Merkel exige recontagem dos votos - TVI

Irão: Merkel exige recontagem dos votos

Angela Merkel com Nicolas Sarkozy

Presidente alemã cada vez mais preocupada com a situação no país

Relacionados
A chanceler alemã, Angela Merkel, exige a recontagem integral dos votos das eleições presidenciais iranianas, para que não haja dúvidas sobre os resultados. O ministro dos Negócios Estrangeiros, Frank Walter Steinmeier, aproveitou, pelo seu lado, para pedir às autoridades iranianas que evitem o aumento da tensão no país.

«A Alemanha está do lado das pessoas que querem exercer seu direito às liberdades de expressão e reunião», disse Merkel numa nota à imprensa citada pela agência EFE, fazendo ainda um apelo para que as autoridades iranianas continuem a permitir a realização de manifestações pacíficas e não recorram à violência contra os participantes dos protestos.

Além de exigir a libertação de todos os opositores presos e condições para a imprensa trabalhar livremente, Merkel ressaltou que o Irão também tem de «respeitar os direitos humanos e civis».

«Uma semana depois das eleições, o Irão encontra-se numa encruzilhada. Ou as tensões são reduzidas mediante o diálogo de todas as forças políticas ou a situação sofrerá uma nova escalada», alertou, por sua vez, o chefe da diplomacia alemã, considerando que «a actuação violenta contra os manifestantes é tão pouco aceitável como a continuação dos impedimentos para que haja uma informação livre».
Continue a ler esta notícia

Relacionados