Irão: «Não há provas de armas nucleares» - TVI

Irão: «Não há provas de armas nucleares»

  • Portugal Diário
  • 28 out 2007, 21:59

Declarações são do director da Agência Internacional da Energia Atómica

Relacionados
O director da Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA), Mohamed ElBaradei, anunciou hoje que não tem provas de que o Irão fabrique armas nucleares e mostrou-se preocupado com as declarações de Washington sobre Teerão.

ElBaradei afirmou à estação televisiva norte-americana CNN que apesar de haver informação sobre «alguns estudos que falam de um possível» fabrico de um dispositivo nuclear no Irão, «há muitas interrogações» sobre a veracidade do caso.

«Vimos o Irão com material nuclear que possa ser utilizado para armamento? Não. Vimos um programa de construção de dispositivos nucleares? Não», esclareceu.

O responsável da AIEA referiu-se, por outro lado, às contínuas declarações públicas dos Estados Unidos sobre esse assunto.

Na opinião de ElBaradei, os dirigentes norte-americanos estão mais concentrados nas alegadas intenções do Irão de construir um artefacto nuclear do que em arranjar provas de que assim é.

«Estou muito preocupado com o confronto, já que criá-lo pode levar-nos a um desastre. Não vejo uma solução militar para isto. A única solução duradoura é através da negociação e da inspecção», disse ElBaradei ao jornalista Wolf Blitzer, da CNN.

O director da agência especializada das Nações Unidas para a energia atómica indicou temer que se a comunicação entre Washington e Teerão continuar a subir de tom, «se acabe num precipício, num abismo».

«Como disse, o Médio Oriente está metido numa confusão por dizer algo e não podemos pôr lenha na fogueira», observou. Recentemente, a secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, acusou o Irão de mentir sobre os seus objectivos nucleares, indicando não haver dúvidas de que Teerão deseja ter a capacidade de fabricar armas nucleares, e de ter enganado a AIEA nessa matéria.

Também o vice-presidente norte-americano, Dick Cheney, advertiu sobre «graves consequências» se se descobrir que o Irão está em vias de fabricar dispositivos nucleares.
Continue a ler esta notícia

Relacionados