Depois do Kosovo, mais independências? - TVI

Depois do Kosovo, mais independências?

  • Portugal Diário
  • 17 fev 2008, 16:10
Kosovo prepara-se para a independência (EPA/LUSA)

Abkhazia e Ossétia do Sul não querem continuar a pertencer à Geórgia

Relacionados
A Abkhazia e a Ossétia do Sul, duas regiões separatistas da Geórgia, anunciaram, na sequência da proclamação unilateral da independência do Kosovo, que vão pedir à Rússia e à ONU o reconhecimento da sua independência, informa a agência Lusa.

«A situação no Kosovo constitui um precedente. Não se pode falar de um caso único. A Abkhazia solicitará em breve ao Parlamento da Rússia e ao Conselho de Segurança da ONU o reconhecimento da sua independência», declarou o «presidente» deste território pró-russo, Sergei Bagapch, citado pela agência Interfax.

Nasce um novo Estado europeu

Alberto João Jardim, a Madeira e o... Kosovo

«O que o Kosovo fez hoje já ocorreu na Abkhazia e na Ossétia do Sul há sete anos», afirmou por seu lado o «presidente» da Ossétia do Sul, Eduard Kokoity, citado pela Interfax, anunciando também que faria as mesmas diligências que a Abkhazia.

País Basco aplaude

O governo regional basco considera que a proclamação da independência do Kosovo, aguardada para esta tarde e à qual o governo espanhol se opõe, é «uma lição a seguir» em matéria de resolução de «conflitos de identidade».

Esta declaração de independência «é uma lição a seguir sobre a maneira de resolver de forma pacífica e democrática os conflitos da identidade e da pertença», declarou em conferência de imprensa em San Sebastian a porta-voz do governo basco, Miren Azkarate.

«Não somos partidários de uma declaração unilateral de independência», declarou a vice-presidente do governo, Maria Teresa Fernandez de la Vega. «Na Europa, à excepção da Sérvia, da Rússia e do Estado espanhol, a quase totalidade dos Estados consideram com normalidade a independência do Kosovo», referiu Azkarate.
Continue a ler esta notícia

Relacionados