WikiLeaks: «Documentos não têm valor» - TVI

WikiLeaks: «Documentos não têm valor»

Ahmadinejad (EPA)

Presidente iraniano não acredita que as relações com os países vizinhos sairão afectadas

Relacionados
Os documentos da administração norte-americana relativos ao Irão, divulgados no domingo pelo site WikiLeaks, «não têm valor» e têm um objectivo «ofensivo», afirmou esta segunda-feira o Presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, em conferência de imprensa.

«Parte do governo americano produziu estes documentos. Não consideramos que esta informação tenha sido fruto de uma fuga. Acreditamos que foi organizada para ser divulgada numa base regular e perseguem determinados objectivos», disse Ahmadinejad.

De acordo com os documentos revelados no domingo pelo site, vários países árabes, incluindo o Egipto, Jordânia, Arábia Saudita e mais estados do Golfo, usaram termos como «mal» e «ameaça existencial» para descrever o Irão.

O rei Abdullah da Arábia Saudita terá mesmo apelado «frequentemente aos Estados Unidos para atacarem o Irão para acabar com o programa nuclear do país».

O presidente iraniano está convencido que as relações com estes países não serão afectadas: «Os países da mesma região são todos amigos. As ofensas referidas não terão qualquer impacto nas relações entre Estados.»
Continue a ler esta notícia

Relacionados