Venda de arroz racionada nos EUA - TVI

Venda de arroz racionada nos EUA

Arroz (arquivo)

Principais cadeias temem futuras restrições no abastecimento internacional

Relacionados
Algumas das principais cadeias de hipermercados dos EUA estão a racionar a venda de arroz, perante o receio de futuras restrições no abastecimento internacional deste cereal e uma consequente subida dos preços.

De acordo com o jornal El País, entre as cadeias que estão a condicionar as compras deste produto alimentar está a Sam`s Club (que pertence ao gigante Wal Mart) e o retalhista Costco Wholesale. No primeiro caso, os clientes estão limitados a compras de quatro sacos de nove quilos.

Esta é uma medida considerada como «insólita» nos EUA, onde nem sequer durante a II Guerra Mundial existiram restrições à venda de alimentos.

Os condicionamentos nas exportações por parte de alguns países produtores como a Índia, o Brasil e o Vietnam, originaram a subida dos preços e as medidas tomadas por estas cadeias. A Tailândia é outro dos países que poderá exportar menos este cereal, já que pretende controlar, tal com os restantes, os preços do produto a nível interno.

O arroz alimenta 2,5 mil milhões de pessoas em todo o mundo, mas apenas este ano o seu preço nos mercados internacionais subiu 68 por cento.
Continue a ler esta notícia

Relacionados