Moçambique: MNE diz que prioridade é acompanhar portugueses - TVI

Moçambique: MNE diz que prioridade é acompanhar portugueses

Cimeira Ibero-Americana

Luís Amado garante que o Governo português está a acompanhar os portugueses através da embaixada

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, afirmou, esta quarta-feira, que a principal preocupação é acompanhar a situação da comunidade portuguesa em Maputo . Em declarações à Lusa, Amado disse acreditar que as autoridades moçambicanas restabelecerão a normalidade em breve.

«A principal preocupação é tranquilizar as famílias dos portugueses em Maputo, garantindo que qualquer problema que ocorra e que envolva um cidadão português tenha resposta imediata das autoridades portuguesas», declarou Luís Amado.

Sobre a evolução dos acontecimentos em Maputo, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros frisou que o Governo português está a acompanhá-los através da embaixada de Portugal, dando especial atenção à situação dos portugueses na capital moçambicana.

Luís Amado afirmou acreditar que «a situação estabilizará rapidamente». «Nessa perspectiva, a posição da embaixada de Portugal em Maputo é de garantir que a situação dos portugueses decorra com normalidade», acrescentou.

Interrogado se tem havido contactos entre os governos de Portugal e de Moçambique sobre os acontecimentos em Maputo, Luís Amado vincou que se trata «de uma situação interna de Moçambique». «Naturalmente que as autoridades moçambicanas têm as necessárias medidas para repor a ordem pública no país e, em particular, na capital, em Maputo. Do nosso ponto de vista, não se justifica que, neste momento, tenhamos outra preocupação que não seja a de acompanhar a situação da comunidade portuguesa e garantir que tudo corra bem com eles», frisou o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.
Continue a ler esta notícia