Iémen: detidos 25 suspeitos de ataque terrorista - TVI

Iémen: detidos 25 suspeitos de ataque terrorista

Iémen: explosões junto à embaixada dos EUA

Atentado contra a embaixada dos EUA causou 16 mortos

Relacionados
Pelo menos 25 pessoas com alegadas ligações à rede terrorista al-Qaeda foram detidas na sequência do atentado de quarta-feira contra a embaixada dos Estados Unidos na capital do Iémen, Sanaa, informou esta quinta-feira um responsável da segurança nacional.

Segundo este responsável, os 25 suspeitos foram detidos em diferentes locais do país ao longo das últimas 24 horas e estão a ser interrogados por investigadores iemenitas e norte-americanos.

O responsável, que pediu anonimato, disse que uma equipa de especialistas norte-americanos, possivelmente do FBI, está a caminho do Iémen para coordenar a investigação. O porta-voz da embaixada norte-americana em Sanaa, Ryan Gliha, limitou-se a dizer que é um «procedimento habitual» enviar uma equipa do FBI sempre que há um ataque contra interesses norte-americanos no estrangeiro.

O ataque, que fez 16 mortos, foi «cuidadosamente preparado», segundo responsáveis norte-americanos, uma vez que, depois de cinco explosões quase simultâneas, os polícias iemenitas que primeiro se deslocaram ao local foram alvejados por atiradores furtivos.

Um empregado local que integrava a segurança da embaixada foi morto no ataque, assim como quatro soldados iemenitas que guardavam o edifício diplomático e cinco outras pessoas, disse ainda. O Ministério do Interior iemenita deu igualmente conta da morte de seis atacantes, do que resulta um total de 16 mortos.

O ataque foi reivindicado por um grupo islâmico que também ameaçou atacar as missões diplomáticas do Reino Unido, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados