Impressões digitais tiradas de carro-bomba em Nova Iorque - TVI

Impressões digitais tiradas de carro-bomba em Nova Iorque

Assunto está a ser tratado como «ameaça terrorista»

As autoridades norte-americanas conseguiram tirar várias provas do carro armadilhado que obrigou à evacuação da Times Square, em Nova Iorque, este sábado à noite. Entre essas provas, estão impressões digitais, que podem conduzir à identificação dos suspeitos.

De acordo com a secretária de Segurança Janet Napolitano, em declarações à NBC, o assunto está a ser tratado como «ameaça terrorista». A responsável adiantou contudo que ainda é muito cedo para saber quem está por detrás da tentativa frustrada de atentado.

Segundo a Sky News, a polícia encontrou, dentro do veículo 4X4, pólvora, gasolina, embalagens com gás propano e pavios.

O Mayor de Nova Iorque, Michael Bloomberg, não hesitou em dizer: «evitámos o que poderia ter sido um acontecimento muito mortífero». «Poderia, sem dúvida ter explodido, ter provocado um enorme incêndio e um impacto explosivo muito forte», justificou Bloomberg.

O governador do Estado de Nova Iorque, David Paterson, descreveu o atentado falhado como um «acto terrorista».

De acordo com a CNN, a polícia centra-se também nas câmaras de videovigilância da praça, para determinar quem estacionou o veículo na praça, cerca das 18:00 locais de sábado. Além disso, as autoridades ponderam também apelar à população e aos turistas que eventualmente tenham captado imagens da praça a essa hora para que as enviem à polícia.

Nova Iorque: Times Square evacuada devido a bomba

A calma regressou à Times Square, este domingo de manhã, apesar das dúvidas e dos temores da população.
Continue a ler esta notícia