Reino Unido: visita do Papa ensombrada por polémicas - TVI

Reino Unido: visita do Papa ensombrada por polémicas

Os alegados abusos sexuais cometidos por padres e os custos da visita somam críticas num país em que apenas um em cada dez é católico

Bento XVI já vai a caminho do Reino Unido. E, vai, com certeza, de semblante carregado. Esta visita a terras de Sua Majestade, sabe-se, está envolta em polémica.

O Papa deve chegar durante a manhã desta quinta-feira a Edimburgo, onde vai ser recebido pelo princípe Filipe, que o leva até à rainha Isabel II.

Bento XVI quer fazer renascer o espírito do catolicismo numa região em que apenas um em cada dez segue a fé católica. Em quatro dias vai a quatro cidades importantes. Começa por Edimburgo, depois vai a Glasgow, Londres e Birmingham.

Pelo menos em Birmingham está a haver alguma dificuldade em preencher todos os lugares sentados na missa papal, revela o jornal «The guardian». Há 36 mil lugares vazios e a estimativa sobre o número de participantes na celebração foi reduzida.

Também os custos da visita estão a causar polémica. Deverão ser gastos entre 14 e 25 milhões de euros que, segundo a imprensa britânica, serão pagos na maioria pela igreja e o restante pelo governo.

Uma visita, desde logo, ensombrada pelos escândalos dos abusos sexuais perpetrados por padres e nem o facto das autoridades eclesiásticas informaram que o papa vai receber alegadas vítimas de abusos sexuais, entusiasma os britânicos. Uma sondagem do jornal «The Times» indica que apenas 14 por cento da população é favorável à visita.

No Reino Unido, a expressão da Igreja católica é muito reduzida em comparação com a Igreja anglicana. A única visita papal ao território tinha ocorrido em 1982 com João Paulo II.
Continue a ler esta notícia